3 de setembro de 2012

Complexo Turístico Ypióca

 
Localizado ao pé da serra de Maranguape, a apenas 30 km de Fortaleza (CE), o iPark ofereçe atrações para todos os gostos, como o Museu da cachaça. Trata-se de um excelente passeio pela história de mais de 160 anos da Ypióca, onde se pode conhecer também o maior tonel do mundo.
 
Outro destaque é o campo de aventura, que oferece atrações mais radicais, a exemplo da maior tirolesa do Nordeste ( com nada menos que 260 metros de extensão), além de arvorismo, trilhas ecológicas, muro de escalada e caiaque. Há ainda passeios de charrete e de jardineira, pedalinho, minifazenda e restaurante regional no qual são preparados pratos típicos do Nordeste.
 
Horário de Funcionamento
 
De terça-feira a domingo, das 9h00 às 17h
(85) 3341-3452 | 3341.0407
 
 
 
Localizado ao pé da serra de Maranguape, a apenas 30km de Fortaleza - CE, o iPark oferece atrações para todos os gostos, como o Museu da Cachaça.

A bebida surgiu por volta do seculo 16, consumida apenas por escravos. Com o tempo, caiu no gosto popular e chegou a rivalizar com a produção do açucar nos engenhos. Preocupada com a queda no consumo do vinho português, a corte proibiu o comercio da aguardente. Mas não teve jeito. Portugal, então, decidiu cobrar altos impostos, que motivou a Revolta da Cachaça, 1960, no Rio de Janeiro.
 
Trata-se de um excelente passeio pela história de mais de 160 anos da Ypióca, onde se pode conhecer também o maior tonel de madeira do mundo, com capacidade para 374 mil litros de aguardente.

O casarão erguido pelo patriarca Dário Telles de Menezes entre 1851 e 1854 abriga atualmente o Museu da Cachaça. No passado, a propriedade sediou a primeira unidade industrial da Ypióca e hoje reúne um completo acervo de mapas, documentos, fotos e filmes, maquinário, garrafas, equipamentos agrícolas e tonéis de balsamo.

O local recebe aproximadamente 10 mil visitantes por mês e é o conhecido como uma das principais atrações turística de Fortaleza. O Museu da Cachaça é o resgate da própia história da Ypióca, iniciada em 1846, que se funde com a trajetória da aguardente do Brasil.

Apenas para recordar, a saga da familia Telles começou com a chegada de Dário Telles de Menezes à Fortaleza, em 1843. Vindo de Lisboa, Portugal, ele trouxe em sua bagagem um pequeno alambique de cerâmica e a experiência na fabricação de aguardente. Cada geração da família ganhou espaços e murais e galerias.

A história do Museu da Cachaça é contada por meio de documentos, maquetes e o cenário que, composto por um  canavial com iluminação natural, fica no centro do museu.

A cozinha do casarão foi preservada, com utensílios originais, a exemplo do fogão à lenha. Há ainda uma homenagem aos escravos, mão de obra bastante presente em meados dos anos 1800, com dois bonecos de resina em tamanho natural, encenando o trabalho na moenda e a produção artesanal da cachaça do século passado.

No salão dedicado a linha de produção encontra-se a simulação de todo o processo de fabricação artesanal da cachaça, desde a moagem até a fermentação, passando da destilação e do envasamento à aplicação de rótulos. Em seguida, o visitante percorrer 40 metros entre tonéis de madeira de bálsamo, com cerca de quatro metros de altura, que armazenam cachaça envelhecida por um período de até 42 anos. Nesse percuso é possível sentir o aroma da bebida.

Outra atração imperdível é um tonel de cinco metros de altura. Dentro dele, é possível assistir a vários comerciais de TV dos produtos Ypióca. Antes de sair do museu, há um bar com mobiliário e música ambiente da década de 30, clima ideal para degustação de bebidas fabricadas pela empresa.

Na loja, o visitante pode adquirir produtos variados, a exemplo da Ypioca 160, a primeira cachaça adicionada de malte no mundo

Mas o ponto alto do passeio é o maior tonel de madeira do mundo, segundo o Guinnes Book. Ele mede cinco metros e tem capacidade para 374 mil litros da bebida. Depois uma paradinha no bar com moveis da decada de 30. 
 
 


COMO CHEGAR

Para GPS:

- Estrada Ypióca S/N - Maranguape - Ceará - Brasil
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Minha lista de blogs