12 de novembro de 2011

Flexeiras

A apenas 130 quilômetros de Fortaleza, Flexeiras, no município de Trairi, está no meio do caminho para Jericoacoara, o mais procurado destino do litoral do Ceará. Mas nem parece. A praia guarda um ar bucólico, característica de uma vila de pescadores, com coqueirais e dunas de areia. Vem sendo descoberta aos poucos por visitantes de fora do estado levados pelo vento.

O vento e o mar calmo são típicos da Praia de Flexeiras, a única do litoral cearense que fica em uma baía. As duas características fazem dela um lugar ideal para amantes de esportes náuticos, especialmente o kitesurfe e o windsurfe. E foram os praticantes destas duas modalidades, mais do que os próprios cearenses, que alteraram a rotina de vilarejo do interior desse distrito de Trairi - município com pouco mais de 50 mil habitantes. Há pelo menos três escolas para principiantes, oferecidas por hotéis, pousadas e instrutores particulares.

Jangadas e coqueiras ajudam a enfeitar o cenário da vila

Flexeiras e sua exuberante beleza

Foi o conjunto de atrativos e o aparente isolamento que fizeram de Flexeiras o cenário das gravações da segunda edição do programa "No Limite", exibido pela Rede Globo, ano passado. Flexeiras não é, no entanto, só para praticantes de vela e suas variações, ou competições que testam a resistência humana diante das câmeras. O lugar é uma ótima opção de programa para famílias e de diversão para a criançada, com passeios de buggy, a cavalo ou banhos em lagoas e caminhadas ecológicas nas suas dunas.



Pela manhã, a chegada das jangadas costuma reunir curiosos. Pescadores desembarcam diariamente puxando as redes de arrasto que vêm fartas. Parece uma cena idílica, mas é um raro momento em que o meio ambiente em Flexeiras é danificado pelo homem: o método, em que uma rede é esticada por dois barcos lado a lado e arrastada, é condenado pelos ecologistas pelos danos que provoca no leito do mar. É o único senão da vila na parte ambiental. Ela está livre da poluição e nem tem ambulantes percorrendo sua praia, onde há um conjunto de piscinas naturais que se forma nos arrecifes, nos períodos de maré baixa.



Para não se confundir: a grafia do lugarejo, para o governo cearense, é com "x". Mas para a prefeitura de Trairi, vale a grafia moderna, com "ch". O nome, segundo a lenda, faz referência às mulheres dos índios traíras, que habitavam a região, e, responsáveis pela pesca e a caça das tribos, eram hábeis no uso de arco e flecha. A história também explica de onde veio o nome Trairi, é claro.
  
Pela rodovia Estruturante Sol Poente (CE-085), em bom estado de conservação, Flexeiras está a duas horas de Fortaleza. A mesma viagem pode ser feita pela faixa litorânea a bordo de um veículo 4x4. De Flexeiras, também pela praia, pode-se seguir até Jericoacoara, a pelo menos três horas adiante.
  
Também está na rota de outras belas praias de Trairi, como Mundaú e Guajiru. Apesar da aura primitiva, Flexeiras tem uma infraestrutura respeitável, com hospedagem confortável. Conta com aproximadamente 400 leitos. A Rua da Praia concentra as melhores pousadas, e o mar fica a menos de dez metros da varanda da maioria delas. À tardinha, basta atravessar a rua de paralelepípedos para assistir ao pôr do sol ou caminhar pelo calçadão à beira-mar. A Pousada do Paiva, uma das mais tradicionais, tem um píer para os hóspedes apreciarem a paisagem.





Além dos restaurantes das pousadas e de algumas barracas, o roteiro gastronômico de Flexeiras inclui pizzarias, um restaurante italiano e a cozinha do luxuoso hotel Orixás Art. Há oferta de peixes e camarões, mas a iguaria marinha típica de Flexeiras é vegetal: alga. O cultivo é uma das principais fontes de renda do lugar. No cardápio de alguns restaurantes, há pratos com o ingrediente e, há cinco anos, é realizado um Festival de Algas na vila, entre julho e agosto. Panquecas e pizzas de alga são oferecidas nas barraquinhas, mas se você não quiser se arriscar, e nem fazer desfeita, pode comprar algum objeto de artesanato feito com a mesma matéria-prima.




Hoteis - Municipio de Trairi

6 de novembro de 2011

Porto das Dunas - Beach Park

São apenas 20 km da agitada Fortaleza para a calmaria do Porto das Dunas. Sua população é constituída por Donos de Mansões [cerca de 20%], e os empregados, em sua maioria os caseiros [cerca de 80%].

Possui sofisticada infra-estrutura turística com hotéis, pousadas, resorts, bares e restaurantes. Abriga o maior parque aquático da América Latina, o Beach Park. As principais características da praia são a excelente rede hoteleira e as belas paisagens naturais. A união desses dois fatores propicia uma visita agradável e tranqüila ao local. Os visitantes podem se hospedar em resorts ou em casas de veraneio disponíveis para aluguel. O complexo turístico do Beach Park faz parte da paisagem do Porto das Dunas, com diversos serviços gastronômicos e de entretenimento.

A estrutura abrange o maior parque aquático da América Latina, que fica a beira-mar. Grandes toboáguas, cachoeiras artificiais e restaurantes que oferecem culinária regional, nacional e internacional, além de passeios de ultra-leve e helicóptero, são opções de serviços oferecidos pelo complexo.

Espaço reservado para as belezas naturais e fortes emoções. Um exemplo de paisagem digna de cartão postal é o encontro do Rio Pacoti com o mar. Além de momentos relaxantes, os turistas que procuram aventura podem curtir um passeio pelas dunas da praia em carros com tração 4 X 4. Na estrada de acesso do Porto das Dunas para a sede de Aquiraz, os visitantes encontram um parque eólico que, junto ao pôr do sol, forma uma deslumbrante paisagem.

Os turistas que estão no Porto das Dunas podem conhecer a calma praia da Cofeco, distante 7 km, com acesso por uma via vicinal. Outra opção é ir à Prainha, onde, anualmente, artistas plásticos pintam velas de jangadas retratando o cotidiano do local antes dos pescadores disputarem uma regata. O evento é conhecido como Navegarte. A distância do Porto das Dunas para a Prainha é de apenas 5 km, onde os visitantes podem conhecer ainda o artesanato feito pelas rendeiras do local.

PRAIAS  -  PORTO DAS DUNAS

Prainha
O nome no diminutivo expressa a simplicidade e aconchego do lugar. A Prainha é ideal para relaxar. Caminhar pela tranqüila praia ou apreciar a paisagem sentado em uma das barracas de praia é a melhor programação. Pescadores passam de um lado para o outro levando os peixes capturados no mar. O banho também é calmo, assim como as águas da Prainha.

É preciso, ainda, ir ao Centro de Rendeiras, onde as artesãs produzem rendas de bilros enquanto conversam com os visitantes ou entoam canções. Aproveite para comprar as peças, que são verdadeiras obras de arte do artesanato cearense. A praia fica a 36 km de Fortaleza, trafegando pela CE-040, por uma via vicinal e pela estrada da Prainha. Partindo do Porto das Dunas, a distância é de apenas 5 km.


Beach Park - Porto das Dunas








Um grande parque aquático à beira-mar é uma das principais atrações da praia do Porto das Dunas, no município de Aquiraz. Com espaços para relaxar, paquerar, brincar ou comer iguarias típicas de praia, o Beach Park é uma boa pedida para toda a família.

Para se ter uma idéia, quem vai ao parque poderá descer de um toboágua, o Insano, com altura equivalente a um prédio de 14 andares. A velocidade chega a 101 km/hora em apenas quatro segundos. Quem não se arrisca a tanta emoção tem opções de toboáguas menores e cheio de curvas.

Para relaxar, pegue uma bóia e seja levado por um rio artificial cheio de cascatas ou curta uma piscina com ondas artificiais. Um navio pirata e a Arca de Noé animam a garotada. A lenda da cidade perdida de Atlântida, que foi inundada, é contada no parque, com piscinas, espelhos d´água, fontes e túneis. Aproveite para tomar um banho de mar no Porto das Dunas.

O Beach Park oferece serviços de barraca de praia com amplo cardápio. Os que querem ficar mais perto de toda essa diversão, podem se hospedar no resort do complexo ou nos diversos hotéis do Porto das Dunas. O complexo possui também espaço para convenções. Lojinhas oferecem lembranças do lugar. Para mais informações, ligue para
o telefone  (85)4012-3000.

GASTRONOMIA

Tapiocas gostosas e quentinhas. Voltando de uma das praias da Costa Sol Nascente, no finalzinho da tarde, ou de uma farra, em Fortaleza e arredores, depois das 5h da manhã, a dica é passar no Centro das Tapioqueiras do Eusébio. A iguaria muito típica do Ceará é uma espécie de panqueca branquinha e macia feita de massa de mandioca, assada em forno à lennha ou carvão. No local, é possível perceber que fazer tapioca é realmente uma arte.

Saindo do tradicional, as tapioqueiras fazem a guloseima combinando vários sabores de recheio, como carne-do-sol, queijo, nata, caranguejo, ovo, camarão, bacon etc. Quem quer adoçar a vida, tem opções de pedir tapioca com recheio de chocolate, leite condensado, banana assada, e outras inúmeras combinações.

Em estilo rústico, o Centro das Tapioqueiras conta com 26 boxes, banheiros e estacionamento para cerca de 50 veículos. O ambiente é aconchegante e o cheiro predominante é de tapioca e de café. Os fogões e fornos à lenha dão toque especial que conserva ainda mais o produto, herança indígena do cearense.



Quem vai ao local pode acompanhar como a tapioca é preparada pelas tapioqueiras que têm mais de 20 anos de experiência no ramo. O Centro das Tapioqueiras do Eusébio fica no km 10 da CE-040, no acesso para as praias da Costa Sol Nascente

Minha lista de blogs