12 de novembro de 2011

Flexeiras

A apenas 130 quilômetros de Fortaleza, Flexeiras, no município de Trairi, está no meio do caminho para Jericoacoara, o mais procurado destino do litoral do Ceará. Mas nem parece. A praia guarda um ar bucólico, característica de uma vila de pescadores, com coqueirais e dunas de areia. Vem sendo descoberta aos poucos por visitantes de fora do estado levados pelo vento.

O vento e o mar calmo são típicos da Praia de Flexeiras, a única do litoral cearense que fica em uma baía. As duas características fazem dela um lugar ideal para amantes de esportes náuticos, especialmente o kitesurfe e o windsurfe. E foram os praticantes destas duas modalidades, mais do que os próprios cearenses, que alteraram a rotina de vilarejo do interior desse distrito de Trairi - município com pouco mais de 50 mil habitantes. Há pelo menos três escolas para principiantes, oferecidas por hotéis, pousadas e instrutores particulares.

Jangadas e coqueiras ajudam a enfeitar o cenário da vila

Flexeiras e sua exuberante beleza

Foi o conjunto de atrativos e o aparente isolamento que fizeram de Flexeiras o cenário das gravações da segunda edição do programa "No Limite", exibido pela Rede Globo, ano passado. Flexeiras não é, no entanto, só para praticantes de vela e suas variações, ou competições que testam a resistência humana diante das câmeras. O lugar é uma ótima opção de programa para famílias e de diversão para a criançada, com passeios de buggy, a cavalo ou banhos em lagoas e caminhadas ecológicas nas suas dunas.



Pela manhã, a chegada das jangadas costuma reunir curiosos. Pescadores desembarcam diariamente puxando as redes de arrasto que vêm fartas. Parece uma cena idílica, mas é um raro momento em que o meio ambiente em Flexeiras é danificado pelo homem: o método, em que uma rede é esticada por dois barcos lado a lado e arrastada, é condenado pelos ecologistas pelos danos que provoca no leito do mar. É o único senão da vila na parte ambiental. Ela está livre da poluição e nem tem ambulantes percorrendo sua praia, onde há um conjunto de piscinas naturais que se forma nos arrecifes, nos períodos de maré baixa.



Para não se confundir: a grafia do lugarejo, para o governo cearense, é com "x". Mas para a prefeitura de Trairi, vale a grafia moderna, com "ch". O nome, segundo a lenda, faz referência às mulheres dos índios traíras, que habitavam a região, e, responsáveis pela pesca e a caça das tribos, eram hábeis no uso de arco e flecha. A história também explica de onde veio o nome Trairi, é claro.
  
Pela rodovia Estruturante Sol Poente (CE-085), em bom estado de conservação, Flexeiras está a duas horas de Fortaleza. A mesma viagem pode ser feita pela faixa litorânea a bordo de um veículo 4x4. De Flexeiras, também pela praia, pode-se seguir até Jericoacoara, a pelo menos três horas adiante.
  
Também está na rota de outras belas praias de Trairi, como Mundaú e Guajiru. Apesar da aura primitiva, Flexeiras tem uma infraestrutura respeitável, com hospedagem confortável. Conta com aproximadamente 400 leitos. A Rua da Praia concentra as melhores pousadas, e o mar fica a menos de dez metros da varanda da maioria delas. À tardinha, basta atravessar a rua de paralelepípedos para assistir ao pôr do sol ou caminhar pelo calçadão à beira-mar. A Pousada do Paiva, uma das mais tradicionais, tem um píer para os hóspedes apreciarem a paisagem.





Além dos restaurantes das pousadas e de algumas barracas, o roteiro gastronômico de Flexeiras inclui pizzarias, um restaurante italiano e a cozinha do luxuoso hotel Orixás Art. Há oferta de peixes e camarões, mas a iguaria marinha típica de Flexeiras é vegetal: alga. O cultivo é uma das principais fontes de renda do lugar. No cardápio de alguns restaurantes, há pratos com o ingrediente e, há cinco anos, é realizado um Festival de Algas na vila, entre julho e agosto. Panquecas e pizzas de alga são oferecidas nas barraquinhas, mas se você não quiser se arriscar, e nem fazer desfeita, pode comprar algum objeto de artesanato feito com a mesma matéria-prima.




Hoteis - Municipio de Trairi

6 de novembro de 2011

Porto das Dunas - Beach Park

São apenas 20 km da agitada Fortaleza para a calmaria do Porto das Dunas. Sua população é constituída por Donos de Mansões [cerca de 20%], e os empregados, em sua maioria os caseiros [cerca de 80%].

Possui sofisticada infra-estrutura turística com hotéis, pousadas, resorts, bares e restaurantes. Abriga o maior parque aquático da América Latina, o Beach Park. As principais características da praia são a excelente rede hoteleira e as belas paisagens naturais. A união desses dois fatores propicia uma visita agradável e tranqüila ao local. Os visitantes podem se hospedar em resorts ou em casas de veraneio disponíveis para aluguel. O complexo turístico do Beach Park faz parte da paisagem do Porto das Dunas, com diversos serviços gastronômicos e de entretenimento.

A estrutura abrange o maior parque aquático da América Latina, que fica a beira-mar. Grandes toboáguas, cachoeiras artificiais e restaurantes que oferecem culinária regional, nacional e internacional, além de passeios de ultra-leve e helicóptero, são opções de serviços oferecidos pelo complexo.

Espaço reservado para as belezas naturais e fortes emoções. Um exemplo de paisagem digna de cartão postal é o encontro do Rio Pacoti com o mar. Além de momentos relaxantes, os turistas que procuram aventura podem curtir um passeio pelas dunas da praia em carros com tração 4 X 4. Na estrada de acesso do Porto das Dunas para a sede de Aquiraz, os visitantes encontram um parque eólico que, junto ao pôr do sol, forma uma deslumbrante paisagem.

Os turistas que estão no Porto das Dunas podem conhecer a calma praia da Cofeco, distante 7 km, com acesso por uma via vicinal. Outra opção é ir à Prainha, onde, anualmente, artistas plásticos pintam velas de jangadas retratando o cotidiano do local antes dos pescadores disputarem uma regata. O evento é conhecido como Navegarte. A distância do Porto das Dunas para a Prainha é de apenas 5 km, onde os visitantes podem conhecer ainda o artesanato feito pelas rendeiras do local.

PRAIAS  -  PORTO DAS DUNAS

Prainha
O nome no diminutivo expressa a simplicidade e aconchego do lugar. A Prainha é ideal para relaxar. Caminhar pela tranqüila praia ou apreciar a paisagem sentado em uma das barracas de praia é a melhor programação. Pescadores passam de um lado para o outro levando os peixes capturados no mar. O banho também é calmo, assim como as águas da Prainha.

É preciso, ainda, ir ao Centro de Rendeiras, onde as artesãs produzem rendas de bilros enquanto conversam com os visitantes ou entoam canções. Aproveite para comprar as peças, que são verdadeiras obras de arte do artesanato cearense. A praia fica a 36 km de Fortaleza, trafegando pela CE-040, por uma via vicinal e pela estrada da Prainha. Partindo do Porto das Dunas, a distância é de apenas 5 km.


Beach Park - Porto das Dunas








Um grande parque aquático à beira-mar é uma das principais atrações da praia do Porto das Dunas, no município de Aquiraz. Com espaços para relaxar, paquerar, brincar ou comer iguarias típicas de praia, o Beach Park é uma boa pedida para toda a família.

Para se ter uma idéia, quem vai ao parque poderá descer de um toboágua, o Insano, com altura equivalente a um prédio de 14 andares. A velocidade chega a 101 km/hora em apenas quatro segundos. Quem não se arrisca a tanta emoção tem opções de toboáguas menores e cheio de curvas.

Para relaxar, pegue uma bóia e seja levado por um rio artificial cheio de cascatas ou curta uma piscina com ondas artificiais. Um navio pirata e a Arca de Noé animam a garotada. A lenda da cidade perdida de Atlântida, que foi inundada, é contada no parque, com piscinas, espelhos d´água, fontes e túneis. Aproveite para tomar um banho de mar no Porto das Dunas.

O Beach Park oferece serviços de barraca de praia com amplo cardápio. Os que querem ficar mais perto de toda essa diversão, podem se hospedar no resort do complexo ou nos diversos hotéis do Porto das Dunas. O complexo possui também espaço para convenções. Lojinhas oferecem lembranças do lugar. Para mais informações, ligue para
o telefone  (85)4012-3000.

GASTRONOMIA

Tapiocas gostosas e quentinhas. Voltando de uma das praias da Costa Sol Nascente, no finalzinho da tarde, ou de uma farra, em Fortaleza e arredores, depois das 5h da manhã, a dica é passar no Centro das Tapioqueiras do Eusébio. A iguaria muito típica do Ceará é uma espécie de panqueca branquinha e macia feita de massa de mandioca, assada em forno à lennha ou carvão. No local, é possível perceber que fazer tapioca é realmente uma arte.

Saindo do tradicional, as tapioqueiras fazem a guloseima combinando vários sabores de recheio, como carne-do-sol, queijo, nata, caranguejo, ovo, camarão, bacon etc. Quem quer adoçar a vida, tem opções de pedir tapioca com recheio de chocolate, leite condensado, banana assada, e outras inúmeras combinações.

Em estilo rústico, o Centro das Tapioqueiras conta com 26 boxes, banheiros e estacionamento para cerca de 50 veículos. O ambiente é aconchegante e o cheiro predominante é de tapioca e de café. Os fogões e fornos à lenha dão toque especial que conserva ainda mais o produto, herança indígena do cearense.



Quem vai ao local pode acompanhar como a tapioca é preparada pelas tapioqueiras que têm mais de 20 anos de experiência no ramo. O Centro das Tapioqueiras do Eusébio fica no km 10 da CE-040, no acesso para as praias da Costa Sol Nascente

25 de julho de 2011

Praias Urbanas de Fortaleza

As principais praias urbanas de Fortaleza são: Praia de Iracema, Praia do Meireles, Praia do Mucuripe e Praia do Futuro. Estes são os locais onde você irá encontrar os melhores hotéis, restaurantes e clubes.


Na Avenida Beira Mar tem um calçadão que percorre por toda a sua extensão, a tornando ideal para passear, correr ou fazer caminhadas a qualquer hora do dia! As águas do mar turquesa formam um cenário impressionante, com todos os arranha-céus!
Há "Barracas" espalhadas por todo o caminho,tem restaurante-bar onde você pode relaxar, desfrutar do local, tomar sucos naturais, bebida fria e apreciar as pessoas que passeiam no local!
As praias de Iracema, Meireles e Mucuripe estão intercaladas, sendo que a Praia do Futuro fica ao longo da Avenida Dioguinho, no sudeste da cidade, é a mais popular da cidade, pois, ao contrário das outras praias urbanas de Fortaleza, a água é limpa e apropriada para o banho.

PRAIA DE IRACEMA é a que fica mais próxima do centro. Com a maior concentração de restaurantes, boates e bares. Para muitos casais, a noite começa com o pôr-do-sol na "Ponte dos Ingleses". Mas em todas as praias urbanas, você terá uma linda vista e lugares para descontrair.




Iracema tem uma grande variedade de restaurantes e bares que lhe dá possibilidade de escolha e, pesquisando, você encontrará restaurantes em conta, mas com qualidade.

Iracema é também conhecida pela sua vida noturna com os mais populares clubes na Rua dos Tabajaras, e outros próximos ao “Dragão do Mar”.
O Pirata Bar, com publicações nacionais e internacionais, é considerado o melhor, que funciona nas noites de segunda-feira. Humor em Iracema é na Lupos Bier.


O Centro Cultural Dragão do Mar é um enorme complexo que inclui um Museu de Arte Contemporâneo, um planetário, teatro com shows ao vivo  excelentes restaurantes.Está localizado na Rua Dragão do Mar, 81.


Dragão do Mar é o nome pelo qual ficou conhecido o jangadeiro Francisco José do Nascimento, que em vida era também conhecido como Chico da Matilde.
Em 1881, Dragão do Mar, que havia sido nomeado para a importante função de Prático do Porto de Fortaleza, liderou um movimento de jangadeiros que se recusavam a fazer transportes de escravos. O movimento abolicionista foi forte no Ceará, a primeira provínica a abolir legalmente a escravidão.

Inaugurado em 7 de agosto de 1998, o Centro Cultural possui 30 mil metros quadrados de área para vivenciar a Arte e a Cultura Cearenses. Possui atrações como o Memorial da Cultura Cearense, o Museu de Arte, o Cine-Teatro, o anfiteatro, a Oficina de Arte e o Planetário.

EM BREVE

Acquário Ceará

O Acquário Ceará é um empreendimento que apresenta de uma forma inédita, interativa e envolvente os aspectos positivos da preservação dos mares e da biosfera, através da relação do homem com o meio ambiente aquático.

Este centro oceânico será uma mostra renovável e permanente de Edutenimento Ambiental composto de um aquário explanativo de classe mundial integrado a um museu interativo de última geração.
Ele possui 21.000 m² de área construída e 15 milhões de litros de água em seus tanques de exibição.

O Acquário Ceará será o maior do hemisfério sul do planeta, o maior da América Latina e o terceiro maior aquário do mundo.
No desenvolvimento deste projeto estão envolvidas 25 equipes, nacionais e internacionais, para suas diversas especificidades.

Obra do Acquario prevista para dezembro

As obras do Acquario Ceará deverão ser iniciadas ainda em dezembro. A informação é do secretário do Turismo do Estado, Bismarck Maia, que retornou de Washington, nos Estados Unidos, após reunião com o Ex-Im Bank para definição de cronogramas e detalhes técnicos relacionados ao financiamento (de US$ 105 milhões) dos equipamentos do empreendimento turístico. De acordo com o titular da pasta, o EIA/Rima (Estudo e Relatório de Impacto Ambiental) já foi entregue à Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), e a expectativa é que as licenças ambientais sejam emitidas até o fim do ano, possibilitando o início da construção do prédio que sediará o aquário.

Garantia de crédito

Em Washington, Bismarck Maia obteve a garantia de que a agência de crédito americana dará prioridade ao financiamento do projeto cearense. Além disso, conforme destacou a instituição, este será o primeiro aporte do Ex-Im Bank em obras públicas no País, o que deve estimular mais estados a recorrem aos empréstimos da entidade.Em novembro, espera-se que o financiamento do banco seja aprovado. A partir disso, será iniciada uma negociação entre a instituição e a Secretaria do Tesouro Nacional. As cláusulas do contrato serão discutidas posteriormente entre a Setur, Procuradoria Geral do Estado e da Fazenda e Secretaria do Tesouro; para então o dinheiro começar a ser liberado à empresa americana que fará o fornecimento de maquinário para o empreendimento local.

 

Acquario Ceará: Parceria é Formalizada

O governador Cid Gomes formalizou nesta sexta-feira (27), em Grand Junction, no Estado do Colorado, nos Estados Unidos, a parceria com fornecedores para a construção do Acquario Ceará. A empresa ICM Reynolds é a maior do mundo na construção de aquários. Dos 250 maiores aquários do mundo, 215 foram construídos pela empresa. Esse foi o primeiro passo para a instalação do equipamento turístico no Estado.
Na viagem do Governador aos Estados Unidos estão a visita a um porto seco em Nova York e reuniões junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), para o financiamento de novas rodovias para o Ceará, entre elas a ampliação da CE-060. Cid Gomes retorna ao Ceará na próxima terça-feira, dia 31. Durante esse período, assume o Governo do Estado, o vice-governador Domingos Filho.




Atração Submarina

Cinema 4D
Cinema 4D
Globo do Mar
Perspectiva Externa
Perspectiva do Aquario Master
Aquario Master
Aquario Master
Aquario Master
Sea Walk

A PRAIA DO MEIRELES está localizado entre a Iracema e a do Mucuripe. Também fica na Avenida Beira Mar, e nela está contida alguns dos melhores hotéis de Fortaleza. Há restaurantes especializados na cozinha nacional e internacional, como japonês, italiano, fast food e "barracas" ao longo da beira mar. Meireles é a mais procurada para passeios e caminhadas .


Esse trecho da praia tem calçada larga e vários pequenos estabelecimentos comerciais e turísticos, como restaurantes, quiosques, postos de informação. A Feirinha de Artesanato, que é armada todos os dias a partir do entardecer, é sua grande atração. Fortaleza é um excelente local para comprar artesanato; em diversos locais do Nordeste, a produção de artesanato ainda são meio de vida, e as técnicas são repassadas de pai para filho. Artistas talentosos produzem diversos tipos de artesanato (madeira, cerâmica, tecidos), de alta qualidade, e vendem por preços relativamente baixos. A Feirinha da Beira-Mar, ou Feirinha do Náutico em Fortaleza, é um dos pontos mais tradicionais de visitação de turistas. Ela é composta de algumas centenas de pequenas barracas que são montadas e desmontadas todos os dias.

A PRAIA DO MUCURIPE (a praia das jangadas) fica adjacente à Praia do Meireles. Caminhando pelo calçadão, você vai ver uma grande frota de "jangadas" com velas coloridas, que são pequenos barcos de pesca alinhados na praia e utilizadas como meio de vida pra sustento de diversas famílias de pescadores. Dependendo do horário, pode-se ver os jangadeiros ajudando-se mutuamente no trabalho manual (utilizando tábuas roliças) de levar as jangadas para o mar e de volta para a areia. É um lindo espetáculo de cooperação e trabalho em equipe. A praia de Mucuripe abriga o Museu do Farol, inaugurado em 1846, o farol funcionou por 111 anos, até ser desativado em 1957.






 É do Mucuripe também que partem os passeios de barco. Fica no final da Avenida Beira Mar, .onde está localizado um mercado de peixes com aproximadamente 20 barracas. Lá é aonde as pessoas vêm de toda a cidade para comprar peixe, lagosta, lula e camarão, tudo fresquinho. É aqui que muitos jangadeiros vendem a pesca, o que significa que o mercado é provavelmente o lugar em Fortaleza onde se encontra o mais fresco e mais barato peixe da cidade. Além de algumas barracas onde se pode pedir, por um custo fixo de R$ 5, que se prepare o produto que se compra no mercado (fritura no alho e óleo).


PRAIA DO MUCURIPE - FILMADA POR UM AEROMODELO













Praia do Barro Preto


Distância de Fortaleza: 45 km.

A praia de Barro Preto tem areia cheia de cristais pretos, brilhantes que dão origem ao seu nome. Localizada a 45 km de Fortaleza e a 2 km de Iguape.
Com o mar de águas cristalinas, Barro Preto é naturalmente decorada por coqueiros, dunas e manguezais. A praia é uma vila tranqüila, povoada por pescadores. Tem como principal ponto de atração simplesmente a sua beleza.


Possui ótimas pousadas, camping, barracas e restaurantes. Dentre as barracas ganha destaque a Barraca Energia Erótica de Dom Geovani, o "Xerife da Praia", com comidas exóticas.

Lá você também pode comprar um original artesanato e tomar um “banho de quenga”,  para ser mais específico, banho com cuias feitas de quenga de coco.

Praia do Presídio

Distância de Fortaleza: 43 km.

Localiza-se a 43 km de Fortaleza. Quem visitar a região de Aquiraz, não poderá deixar de conhecer a Praia do Presídio, que fica a poucos quilômetros do Praia do Iguape, próximo ao paraíso da Lagoa Encantada.


Também tem participação na história cearense, pois a Praia do Presídio era o local onde os holandeses concentravam seus prisioneiros, na retomada da Capitania do Ceará pelos portugueses, em 1654.

Na maioria das vezes, os turistas ficam em casas de veraneio para passar as férias, mas aqui você pode encontrar pousada com ótima infra-estrutura, com passeios e barracas na praia.

O povoado é pequeno, porém é de grande beleza, com fonte de água natural e densa vegetação, Presídio é parada certa para quem quer conhecer o paraíso de perto.

Praia do Iguape

Distância de Fortaleza: 44 km.

Assim como Porto das Dunas, Presídio, Barro Preto e Batoque, a praia do Iguape emoldura o fascinante litoral do Município de Aquiraz. Localizada a 44 km de Fortaleza, Iguape está inserida nos melhores carnavais de rua do Ceará.
Por isso, no carnaval é muito visitada pelos brasileiros que   passam fins de semana ou as férias  em casas de veraneio. A praia de maré mansa é bastante freqüentada também pelos surfistas e praticantes do sandboard, ou seja, esquibunda como diz o cearense. A histórica praia do Iguape possui uma excelente estrutura para atender aos turistas, com ótimas pousadas, barracas e restaurantes na praia.


Dispõem de um cenário surpreendente onde a vegetação do local ainda é preservada, com manguezais, dunas, lagoas, bicas e fontes de água doce.
Nos passeios de buggy você terá acesso a toda essa maravilhosa costa e se refrescar nas lagoas entre as dunas.

O artesanato iguapense é muito conhecido por sua excelente qualidade. No local se concentra um núcleo de pescadores e ancoradouro, com isso, você ainda pode contemplar as jangadas a beira mar. Não deixem de conferir esse seleto rol de atrações que a natureza tem pra lhe oferecer. Tudo isso em um só lugar. Aqui você será sempre bem vindo.

23 de julho de 2011

Praia das Fontes

Distância de Fortaleza: 87 km.

Praia das Fontes e Morro Branco, localizadas no município de Beberibe, no Litoral Leste, a 80 quilômetros de Fortaleza, se completam num grande cenário, palco de filmes e novelas que fizeram de suas imagens um capítulo de sedução. A paisagem é deslumbrante. De um lado, as águas cristalinas que brotam das falésias (responsáveis pelo nome da praia) e, do outro, os verdes mares do litoral cearense, que servem de fonte de renda para os pescadores.

As velas das jangadas reforçam o primitivismo do lugar, que abriga um pedaço do paraíso e tem o turismo como principal atividade econômica. O percurso entre as duas praias é de seis quilômetros e pode ser feito em caminhadas ou nos passeios de buggies. Para receber os turistas, a praia conta com bons hotéis, restaurantes e barracas. O ponto de atração é o Parque das Fontes, com música, dançarino e show de humor.



A água que brota das fontes é um referencial da natureza que alimenta e fortalece a paisagem de um dos mais belos passeios turísticos do Ceará - a Praia das Fontes. O lugar guarda seus encantos entre dunas e falésias de areias coloridas e abre as portas para os visitantes nacionais e internacionais que chegam em busca de um diferencial.



Morro Branco


Somente a 5km de Beberibe. A Praia de Morro Branco é Internacionalmente conhecida por seu exuberante labirinto de falésias que ficam por toda a beira mar, das quais estão sujeitas à erosão do vento e das águas. O povoado da Praia de Morro Branco tem um núcleo de pescadores,em meio às casas de veraneio e a rede hoteleira, mas tudo é bem organizado. Com pólo de artesanato, porto de jangadas, e serviços de qualidade nas barracas, bares e restaurantes, tudo com fácil acesso.

Nessa praia foram filmadas varias novelas, dentre elas estão a Final Feliz, Terra do Sol e Tropicaliente, e filmes como Uma Vida de Paixão e Bocage, O Triunfo do Amor, O Noviço Rebelde e Bella Donna, além de uma das aberturas do programa Fantástico.


 
Composta por hotéis de grande categoria, o local proporciona diversas atrações para o turista que será conduzido aos passeios de buggy pelas dunas, tomar banho de bicas de água doce, conhecer as cavernas, labirintos e poderá até ir as praias vizinhas, e não podemos deixar de citar, o maravilhoso pôr-do-sol nas falésias. A praia é composta por areias coloridas devido à variação das camadas das falésias. Aqui é onde se destaca o Parque Nacional das Falésias.

20 de julho de 2011

Canoa Quebrada

      

Canoa Quebrada era uma pacata aldeia de pescadores até os anos 70, quando foi descoberta pelos hippies e transformada em reduto "paz e amor". Hoje, com acesso asfaltado, eletricidade, pousadas e restaurantes, é um dos destinos mais cobiçados do Ceará. Apesar das facilidades e mordomias, a vila encravada no alto de uma falésia mantém seu astral alternativo. Na praia, as jangadas rústicas continuam cruzando o mar esverdeado, enquanto as formações multicoloridas espalham-se por todas as direções. De bugue, aprecia-se o dégradé das falésias, com nuances que vão do branco à terracota, sem contar as marmorizadas, encontradas em Ponta Grossa. Ao longo do passeio, uma parada na praia de Majorlândia é obrigatória. Lá é produzido o artesanato típico da região - as garrafinhas com desenhos de areia colorida.


  Prática comum entre os turistas hospedados em Fortaleza é fazer um bate-e-volta para Canoa Quebrada - eles saem pela manhã da capital e pegam a estrada novamente no final do dia. A aventura nem sempre agrada por dois motivos: a viagem de 160 quilômetros é cansativa e, quem retorna, deixa de curtir a animada vida noturna da vila.
A noite rola no calçadão da Broadway, repleta de restaurantes, bares e boates. O aquecimento começa volta da meia-noite nas barraquinhas de bebidas no final da rua. Mais tarde, é só decidir o som que se quer ouvir para escolher em qual casa entrar e dançar até o dia amanhecer - as opções vão do forró ao tecno. Nas noites de lua cheia o movimento se transfere para a praia, com luau em frente à barraca Freedom.  O burburinho acontece na Broadway, uma rua que virou calçadão e teve o piso de areia substituído por pedras portuguesas. O corredor é formado por bons restaurantes de frutos do mar, bares e boates com estilos variados. No verão, o agito se transfere para a praia, cenário de luaus e festas ao som de muito reggae.


Calçadão da Broadway
   



Jericoacoa

Jericoacoara está entre as dez praias mais bonitas do planeta e, apesar de sua fama correr o mundo, o ritmo de vida na antiga vila de pescadores continua o mesmo, assim como as ruas de areia e sem iluminação pública. E como o destino paradisíaco, a apenas 300 quilômetros de Fortaleza, se mantém intocado? Graças a dois fatores: o primeiro é o acesso precário - só se chega à Jeri em veículos com tração nas quatro rodas, depois de muito sacolejo. O segundo é a transformação da região em Área de Proteção Ambiental, o que aconteceu em 1984, e posteriormente em Parque Nacional, em 2002, preservando uma área de cerca de 200 quilômetros quadrados repleta de dunas douradas, mangues e lagoas de águas transparentes. 

    As lagoas, aliás, são as melhores "praias" de Jeri. A principal é Jijoca, dividida em duas partes: Lagoa Azul, rústica e com barracas simples; e Lagoa do Paraíso, com pousadas confortáveis e restaurantes que oferecem redes e espreguiçadeiras. Por todo o espelho d´água, os bons ventos da região - considerada uma das melhores do país para a prática de esportes náuticos - conduzem jangadas e pranchas de kitesurf, que dividem o espaço em perfeita harmonia. Aproveite o passeio de bugue ou de jardineira pra chegar até lá.

   Já a praia do centro de Jericoacoara, frequentada pelos windsurfistas em especial, tem como destaque a duna do Pôr do Sol. Todos os dias, no final da tarde, nativos e turistas sobem o morro de 30 metros de areia para apreciar o espetáculo do sol mergulhando no mar. Depois, a vila vira festa. Com restaurantes transados, bares animados e forrós pé-de-serra, oferece programas para todos os gostos. Nas noites de lua cheia, porém, o programa preferido é simplesmente apreciar o céu, sempre repleto de estrelas.



Minha lista de blogs